top of page

VICTORIA: Vericiguat reduziu número de hospitalizações por IC - ACC 2020

O Victoria Trial (Vericiguat in Patients with Heart Failure and Reduced Ejection Fraction) foi apresentado hoje no ACC Virtual 2020. Vamos trazer um resumão desse trial para vocês!



Vericiguat é um estimulador da guanilato ciclase solúvel que, no final das contas, sensibiliza a guanilato ciclase ao óxido nítrico com o objetivo de melhorar a função miocárdica. Esse estudo tem o objetivo de avaliar os efeitos deste fármaco na redução de mortalidade cardiovascular e redução de internações


Desenho do estudo: Estudo randomizado (Vericiguat x placebo) e duplo cego


Critérios de inclusão:

- IC classe II-IV NYHA com FE < 45% e terapia orientada por guidelines - Internação recente ou uso de diurético intravenoso - BNP elevado - Estável clinicamente (PAS ≥100 mm Hg e sem diurético venoso)


Critérios de exclusão:

- Uso de nitratos de longa duração ou inibidor da fosfodiesterase 5 - IC terminal (fila de transplante, uso contínuo de diurético venoso e uso de dispositivos de assistência) - Disfunção renal (clearance < 15ml/min) - Doença pulmonar grave que requer oxigênio contínuo - Insuficiência hepática grave - Comorbidades cardíacas corrigíveis


Casuística: 5050 pacientes, idade média=67 anos, Mulheres 24%, 59% CF II NYHA, FE média = 29%. Seguimento médio: 10,8 meses.


Desfecho primário: Composto por morte cardiovascular ou primeira hospitalização por IC.


Desfecho secundário: Morte cardiovascular, primeira hospitalização por IC, número de hospitalizações por IC e morte por todas as causas.





Resultados:

Foi observado redução de 10% na ocorrência do desfecho primário no grupo que utilizou Vericiguat (HR 0,90; IC 95% 0,82-0,98). No entanto, após análise individual dos componentes do desfecho primário, não foi observado diferença entre os grupos.


Na análise do desfecho secundário, não foi observada diferença entre os grupos nos desfechos: morte cardiovascular, hospitalização por IC e morte por qualquer causa. Houve apenas redução no total de hospitalizações (HR 0,90; IC 95% 0,83-0,98).


Na análise de subgrupos, o benefício foi mais evidente nos pacientes com fração de ejeção mais reduzida (<35%) e com menos de 75 anos.


A taxa de eventos adversos foi alta e similar em ambos grupos.


Conclusão:

O Vericiguat promoveu uma redução modesta no número de internações por IC, sem mostrar benefícios na redução de mortalidade no seguimento de 1 ano. Estudos com seguimento mais prolongado são necessários para avaliarmos o benefício desta droga no longo prazo.


Comentários por:



336 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page