top of page

Qual comportamento das cavidades cardíacas no tamponamento?

Qual achado de tamponamento cardíaco a imagem ecocardiográfica abaixo representa:



a) Pulso paradoxal

b) Dilatação do átrio direito

c) Colapso do átrio direito

d) Dilatação do ventrículo direito


RESPOSTA:


O saco pericárdico tem elasticidade suficiente para permitir o acúmulo gradual de líquido em seu interior. No entanto, em algum momento essa capacidade pode não ser suficiente para conter um acúmulo de líquido rápido ou muito volumoso do fluído.


Tamponamento cardíaco ocorre quando a pressão do pericárdio excede a pressão nas câmaras cardíacas, resultando no comprometimento do enchimento cardíaco.

As câmaras de baixa pressão (átrios) são afetadas antes das câmaras de alta pressão e as direitas mais comprometidas que as esquerdas


Quando a pressão intrapericárdica excede a pressão sistólica final do átrio direito, ocorre a inversão ou colapso da parede livre do átrio direito. Começa na diástole tardia e persiste durante um período variável da sístole. Tal evento é mais precoce que colapso ventricular direito e possui sensibilidade 94%


O colapso do ventrículo direito ocorre quando a pressão intrapericárdica excede a pressão diastólica do VD e quando a parede do VD estiver normal em termos de espessura e complacência. A presença de hipertrofia de VD ou hipertensão pulmonar podem mascarar este sinal por causarem um gradiente entre a parede e cavidade do VD. É menos sensível (60 a 90%) do que o do átrio direito porém mais específico (85 a 100%)


Fonte: Mathias Jr. W. Manual de ecocardiografia. Barueri(SP): Manole; 2007. p. 39-43.




Post realizado por:


IRVING GABRIEL ARAÚJO BISPO

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Sáude de Alagoas - UNCISAL. Fez Residência de Clínica Médica na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Fez Residência em Cardiologia pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor-SP).

Fez aprimoramento em Ecocardiografia Adulto também pelo HCor-SP. Possui Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileiro de Cardiologia. Possui Título de Especialista na área de Atuação de Ecocardiografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular/ Sociedade Brasileira de Cardiologia. Especialista em Docência em Ciências da Saúde pela Faculdade UNYLEYA. Atualmente faz Mestrado em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Atua em São Paulo e São Caetano do Sul nas áreas de Cardiologia e Ecocardiografia.

362 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page