QUESTÃO RESIDÊNCIA MÉDICA - FHEMIG 2021 - R3 EMERGÊNCIA
Sobre o tratamento de fibrilação atrial / flutter em pacientes com síndrome de Wolf-Parkinson-White, analise as afirmativas a seguir.
I. O tratamento de escolha é a CVE.
II. Propafenona, amiodarona, procainamida e ibutilida devem ser usadas para reversão farmacológica e controle de frequência nos pacientes estáveis com FA / flutter, com duração menor de 48 horas.
III. Adenosina, betabloqueadores, bloqueadores de canal de cálcio e digoxina estão contraindicados pela ação predominante no nó atrioventricular.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) I, II e III.
RESPOSTA:
A questão de hoje é sobre a abordagem do paciente com fibrilação atrial e Wolff-Parkinson-White (pré-excitação). A via acessória possui condução elétrica mais rápida, tornando os episódios de fibrilação atrial um grande risco de evolução para fibrilação ventricular. Com isso, essa arritmia deve ser interrompida o mais rápido possível.
No paciente instável, não há discussão: o tratamento é cardioversão elétrica sincronizada. Em algumas situações, a frequência cardíaca estará tão alta que será difícil sincronizar...
Nos pacientes estáveis, as opções intravenosas não estão disponíveis no Brasil (procainamida e ibutilida), restando apenas a propafenona oral como opção. Alguns autores advogam a possibilidade do uso da amiodarona. No entanto, ela também age lentificando a condução AV, podendo piorar o quadro! Lembre-se que bloquear o nodo AV nesse paciente pode resultar em FV (a atividade elétrica atrial irá chegar aos ventrículos pela via acessória que é uma via rápida). Por isso, não podemos usar verapamil, diltiazem, adenosina, digoxina e amiodarona. Com isso, no Brasil, a melhor opção, mesmo no paciente estável é a cardioversão elétrica!
Por fim, devido à potencial gravidade deste quadro, todos pacientes devem ser encaminhados para ablação das vias acessórias após um quadro de FA + WPW.
Com isso, a resposta correta da questão de hoje é a letra D.
Comentário por:
Comments