top of page

Ingesta de sal aumenta incidência de IC - ESC 2017



Por Bruno Ferraz

Apresentado ontem no ESC, trabalho desenvolvido na Finlândia mostrou um maior risco no desenvolvimento de IC em pacientes com ingesta aumentada de sal. 

O estudo acompanhou mais de 4500 doentes por aproximadamente 12 anos. Além do tradicional questionário que auxilia na estimativa de consumo de sal diário, este estudo trouxe uma nova abordagem para estimar este consumo: dosagem de sódio urinário.

O risco de evolução para IC foi progressivo conforme o grau de consumo diário. Consumo entre 8.81g/dia e 10.95g/dia se associou a um risco 40% superior, 10.96g/dia a 13.73g/dia a um risco 70% superior e >13.73g/dia a um risco 110% superior comparado aos doentes com menor ingesta de sal. 

Mesmo quando ajustado pela presença de hipertensão arterial, IMC e níveis de colesterol, essa diferença permaneceu significativa. 

O artigo será publicado em breve para podermos analisar melhor as informações contidas no estudo. De qualquer forma, trata-se de mais um estudo mostrando que consumo excessivo de sal está relacionado a um desfecho pior, aumentando a recomendação de restrição de sódio para a população em geral

Fonte: High Salt Intake Linked to Increased Heart-Failure Risk - Medscape - Aug 28, 2017.


1.395 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page