top of page

Estatinas só podem ser tomadas à noite?


Sobre as estatinas, é incorreto afirmar:

A) Seu mecanismo de ação consiste na inibição da HMG-CoA no fígado, enzima responsável pela produção endógena de colesterol, causando desta forma um aumento na captação do colesterol plasmático e, portanto, a redução do seu nível sérico.

B) A produção de colesterol endógeno pelo fígado é maior no período noturno, momento em que a absorção intestinal de gorduras é mais baixa.

C) As estatinas devem ser sempre administradas no período noturno.

D) O período de maior atuação da HMG-CoA é o noturno.

E) Todas estão corretas

 

RESPOSTA:

O tratamento farmacológico das dislipidemias pode ser divido, em linhas gerais, em classes de medicamentos que atuam predominantemente nas taxas séricas de colesterol e em outras que atuam mais nas taxas de triglicerídeos. As estatinas são representantes do primeiro grupo e classicamente são prescritas durante o período noturno, mas realmente existe essa necessidade no aprazamento?

As estatinas compartilham como mecanismo de ação a inibição da HMG-CoA no fígado, enzima responsável pela produção endógena de colesterol, causando desta forma um aumento na captação do coleterol plasmático e, portanto, a redução do seu nível sérico. Outros efeitos, denominados pleiotrópicos, também são descritos como propriedades antiinflamatórias, ações imunomuduladoras, antitrombogênica e de melhora na disfunção endotelial. No entanto, estes hipolipemiantes diferem entre si em alguns aspectos farmacocinéticos e também na nítida diferença de potência na redução do LDL-c entre eles.

A escolha pelo aprazamento noturno leva em consideração questões fisiológicas e farmacocinéticas. Uma vez que a produção de colesterol endógeno pelo fígado é maior no período noturno, momento em que a absorção intestinal de gorduras é mais baixa, para as drogas de meia vida mais curta, como a sinvastatina e a pravastatina, é vantajoso e recomendado sua administração no início da noite para que se tenha seu pico de ação no período de maior atuação da HMG-CoA. Tal necessidade é facilmente atingida por estatinas mais modernas, como atorvastatina e rosuvastatina, independente do momento de suas administração por possuírem uma meia vida maior. Com isso, essas estatinas podem ser administradas a qualquer momento do dia.

Assim, a resposta incorreta é a letra C: As estatinas devem ser sempre administradas no período noturno.



Comentário por:

Jorge Henrique Paiter Nascimento

Residência em Clínica Médica - Hospital Federal da Lagoa

Residente de Cardiologia - Hospital Barra D'Or

4.174 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page