Comunicação interatrial: alguns conceitos
- Bruno Ferraz
- 14 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Com relação as comunicações interatriais assinale a alternativa correta:
A) A comunicação mais comum é a do tipo Ostium Secundum e a mais rara a do tipo Seio Venoso.
B) Não se faz necessária a antibioticoprofilaxia para endocardite infecciosa na presença de comunicação interatrial não tratada.
C) O sopro da comunicação interatrial isolada é maior quanto menor for o defeito.
D) A comunicação do tipo Seio Coronario pode gerar alteração dinâmica ao ECG durante o esforço.
E) Nenhuma resposta está correta
RESPOSTA:
A comunicação interatrial (CIA) é o terceiro tipo de cardiopatia congênita mais comum e consiste em uma comunicação entre os átrios, permitindo o fluxo sanguíneo entre a circulação sistêmica e pulmonar
A maioria dos pacientes portadores de comunicação interatrial isolada é assintomática
Apresentam como principais manifestações a intolerância aos esforços, taquiarritmias, disfunção do ventrículo direito, hipertensão pulmonar e eventos embólicos .
Existem 4 tipos de comunicação interatrial: o tipo ostium primum, ostium secundum, seio venoso (superior e inferior) e seio coronário. A comunicação interatrial mais comum é a do tipo ostium secundum e a mais rara do tipo seio coronariano.
Não se faz necessária a antibioticoprofilaxia nesse grupo de pacientes, uma vez que o fluxo turbilhonar causado pelo defeito é de baixa velocidade.
A comunicação interatrial isolada não produz sopro por si só, o sopro pode ocorrer em um período tardio, secundário ao hiperfluxo pulmonar.
Nenhum dos tipos de comunicação interatrial cursa com alteração dinâmica do ECG
Fechamento cirúrgico é seguro e efetivo e é associado a expectativa de vida normal.
O fechamento com prótese percutânea oferece uma alternativa menos invasiva para pacientes com defeito tipo ostium secundum.
Com isso, a resposta correta é a letra B: Não se faz necessária a antibioticoprofilaxia para endocardite infecciosa na presença de comunicação interatrial não tratada.

Comentário por:

ALEXANDRE MARQUES ABLA
Staff do serviço de cardiopatias congênitas do adulto - INC
Pós-graduando do serviço de cardiopediatria e adolescente - INC
Dr. Alexandre, td bem?
Gostaria de saber se vc está atendendo particular? Pois preciso de uma carta para autorização ao hospital Igesp, para eu trabalhar, como posso falar com vc? É muito urgente!!