top of page

Atendimento pré-hospitalar no IAMCSST


Sobre o atendimento pré hospitalar do IAMCSST, assinale a afirmativa incorreta

A) É preconizado a criação de um sistema integrado para atender o IAMCSST como já existe em outros países

B) O ECG não deve ser interpretado ainda na ambulância ou local remoto por aumentar o risco de interpretações equivocadas

C) Para a fibrinólise pré-hospitalar, o fibrinolítico de eleição é a tenecteplase que é utilizada em dose única

D) O tempo pré hospitalar pode ser dividido em 2 momentos: início dos sintomas até procura do atendimento e a decisão de procurar atendimento até chegada ao hospital o que influencia no tempo de reperfusão

E) Pacientes com contraindicação de fibrinolítico que estejam evoluindo com choque cardiogênico ou insuficiência cardíaca aguda grave; ou com parada cardiorrespiratória (PCR) revertida devem ser encaminhados para centro com hemodinâmica independentemente do tempo de infarto

 

RESPOSTA:

A maioria das mortes por IAM ocorre das primeiras horas (40%-65% na primeira hora, 80% nas primeiras 24 horas). O objetivo da melhora no atendimento inicial é diminuir o tempo do evento isquemia/necrose muscular até a reperfusão.

O ECG deve ser interpretado por médico habilitado ainda na ambulância ou local remoto o que reduz em 34% o tempo porta-agulha e em 18% o tempo porta-balão. É preconizado a criação de um sistema único integrado para atender o IAMCSST como já existe em outros países na Europa e EUA.

Para a fibrinólise pré-hospitalar, o fibrinolítico de eleição é a tenecteplase (TNK-tPA) que é utilizada em dose única (bolus 5 a 10 segundos).

O tempo pré hospitalar pode ser dividido em 2 momentos: início dos sintomas até procura do atendimento e a decisão de procurar atendimento até chegada ao hospital o que influencia no tempo de reperfusão que deve ser reduzido ao máximo.

Pacientes com contraindicação de fibrinolítico; evoluindo com choque cardiogênico ou insuficiência cardíaca aguda grave; ou com parada cardiorrespiratória (PCR) revertida devem ser encaminhados para centro com hemodinâmica independentemente do tempo de infarto. Portanto, a resposta é a letra B.


Comentário por:


GIOVANNI POSSAMAI DUTRA

Residente de Cardiologia do Hospital Barra D'Or

Residência de Clínica Médica - Hospital Federal Cardoso Fontes

1.145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page