top of page

Avaliação de taquiarritmias de QRS estreito


Paciente de 43 anos, tabagista, apresentou palpitações após libação alcóolica. Procura a emergência onde é realizado o ECG abaixo. Qual o diagnóstico?


A) Flutter atrial

B) Taquicardia atrial

C) Taquicardia por reentrada nodal

D) Taquicardia por reentrada atrioventricular

E) Taquicardia de Coumel

 

RESPOSTA:

Estamos diante de uma taquicardia com QRS estreito, sendo assim, de origem supraventricular (acima do feixe de His). A taquicardia mais comum neste grupo é a taquicardia por reentrada nodal (excluindo a FA). O ECG é fundamental na identificação da origem da arritmia.

O primeiro passo é a identificação de regularidade do ritmo. Caso seja irregular, a principal hipótese será fibrilação atrial, mas ainda podendo ser taquicardia atrial ou flutter atrial com condução AV variável assim como taquicardia atrial multifocal. Caso seja regular, seguimos o algoritmo.

O segundo passo é procurar a onda P. Se não for visível, estamos diante de uma taquicardia por reentrada nodal. Caso seja visível, identificar a frequência atrial. Se maior que a frequência ventricular, taquicardia atrial (ECG da questão) ou flutter atrial.

O último passo é olhar o intervalo RP (entre o R e a P ectópica). Se a P está mais próxima do R inicial, provavelmente será uma taquicardia por reentrada nodal, mas pode ser uma taquicardia por reentrada atrioventricular se o intervalo RP for maior que 70mseg. Caso contrário, provavelmente estamos diante de uma taquicadia atrial ou taquicardia de Coumel ou uma taquicardia por reentrada atípica.

Nesse caso, estamos diante de uma taquicardia atrial (QRS estreito, Ritmo Regular, Onda P visível e Frequência Atrial maior que a Frequência Ventricular). Correto é o item B.


Comentário por:


BRUNO FERRAZ DE OLIVEIRA GOMES

Médico rotina do Unidade Cardiointensiva do Hospital Barra D'Or

Ecocardiografista do Hospital Barra D'Or

Diretor Administrativo do Departamento de Doença Coronária da SOCERJ

Intensivista no Hospital Federal Cardoso Fontes

Mestrando em Engenharia Biomédica na COPPE/UFRJ

Título de especialista em cardiologia e terapia intensiva

3.867 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page