Sobre os agentes inotrópicos na insuficiência cardíaca aguda, todas afirmativas são corretas, EXCETO:
A) A dobutamina é o inotrópico de escolha no choque cardiogênico
B) A milrinone é um inibidor da fosfodiesterase sendo contra-indicado em doentes com hipertensão pulmonar
C) O levosimendan atua como sensibilizador de cálcio e pode ser utilizada em pacientes com uso prévio de betabloqueadores
D) O uso prévio de betabloqueadores não configura contraindicação à dobutamina, mas pode ser necessário doses mais elevadas para atingir efeito inotrópico
E) O principal efeito colateral do levosimendan é hipotensão
RESPOSTA:
Os agentes inotrópicos são indicados em situações onde há baixo débito cardíaco visando melhorar a perfusão tecidual e o débito cardíaco. Dispomos de três drogas em classes diferentes: agonistas beta-adrenérgicos, inibidores da fosfodiesterase III e sensibilizadores de cálcio.
A dobutamina (agonista beta-adrenérgico) é o agente inotrópico mais utilizado. Deve ser utilizada preferencialmente em casos de IC descompensada com hipotensão ou choque cardiogênico. Pode ser necessário o uso de doses mais elevadas em pacientes com uso prévio de betabloqueadores.
O milrinone (inibidor da fosfodiesterase III) possui propriedades inotrópicas e vasodilatadoras. Pode ser utilizado em pacientes com uso prévio de betabloqueadores e naqueles com hipertensão pulmonar. Deve ser evitado em portadores de cardiopatia isquêmica.
A levosimendana (sensibilizador de cálcio) promove melhora na contratilidade miocárdica e hemodinâmica semelhante à dobutamina e milrinone. Também possui propriedades vasodilatadoras. É segura em pacientes com uso prévio de betabloqueador. Seu principal efeito colateral é hipotensão.
Portanto, a resposta incorreta é o item B:
A milrinone é um inibidor da fosfodiesterase sendo contra-indicado em doentes com hipertensão pulmonar
Postado por:
BRUNO FERRAZ DE OLIVEIRA GOMES
Médico rotina do Unidade Cardiointensiva do Hospital Barra D'Or
Ecocardiografista do Hospital Barra q
Diretor Administrativo do Departamento de Doença Coronária da SOCERJ
Intensivista no Hospital Federal Cardoso Fontes
Mestrando em Engenharia Biomédica na COPPE/UFRJ
Título de especialista em cardiologia e terapia intensiva