top of page

Hipertensão na gravidez: quais medicações são seguras?


Qual medicamento abaixo é contraindicação absoluta no tratamento de hipertensão arterial em grávidas?

A) Betabloqueadores

B) Agonistas alfa-centrais

C) Diuréticos

D) Inibidores da ECA

E) Hidralazina

RESPOSTA:

Hipertensão é o problema clínico mais comum encontrado na gravidez, complicando 2 a 3% das gravidezes. A correta identificação assim como um tratamento eficaz reduz mortalidade materna e fetal.

Dentre as drogas disponíveis para o tratamento, a metildopa (agonista alfa-central) é uma droga segura já bem estabelecida. Contudo, seu fraco efeito hipotensor com efeito mais lento limita seu uso exclusivo, sendo necessário associações de outras drogas.

O labetalol é o betabloqueador mais estudado e é seguro na gravidez. Estudos retrospectivos avaliaram outros betabloqueadores e o risco de bradicardia fetal e hipoglicemia. Houve uma pequena associação do labetalol com hipoglicemia neonatal mas a exposição à esse risco foi bem baixa, tornando seu uso seguro na gravidez. Em nosso meio, o metoprolol é a droga de escolha.

A nifedipina (bloqueador de canal de cálcio) também é outro anti-hipertensivo seguro na gravidez sendo uma das primeiras opções de tratamento.

Os inibidores da ECA não devem ser usados na gravidez pois estão associados a disgenesia renal fetal e morte quando usados no segundo e terceiro trimestre.

Os diuréticos devem ser evitados no tratamento da hipertensão mas podem ser usados em situações de hipertensão volume-dependente.

Portanto, a resposta incorreta é o item D:

Inibidores da ECA


Postado por:


BRUNO FERRAZ DE OLIVEIRA GOMES

Médico rotina do Unidade Cardiointensiva do Hospital Barra D'Or

Ecocardiografista do Hospital Barra q

Diretor Administrativo do Departamento de Doença Coronária da SOCERJ

Intensivista no Hospital Federal Cardoso Fontes

Mestrando em Engenharia Biomédica na COPPE/UFRJ

Título de especialista em cardiologia e terapia intensiva

2.645 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page