Qual medicamento abaixo é contraindicação absoluta no tratamento de hipertensão arterial em grávidas?
A) Betabloqueadores
B) Agonistas alfa-centrais
C) Diuréticos
D) Inibidores da ECA
E) Hidralazina
RESPOSTA:
Hipertensão é o problema clínico mais comum encontrado na gravidez, complicando 2 a 3% das gravidezes. A correta identificação assim como um tratamento eficaz reduz mortalidade materna e fetal.
Dentre as drogas disponíveis para o tratamento, a metildopa (agonista alfa-central) é uma droga segura já bem estabelecida. Contudo, seu fraco efeito hipotensor com efeito mais lento limita seu uso exclusivo, sendo necessário associações de outras drogas.
O labetalol é o betabloqueador mais estudado e é seguro na gravidez. Estudos retrospectivos avaliaram outros betabloqueadores e o risco de bradicardia fetal e hipoglicemia. Houve uma pequena associação do labetalol com hipoglicemia neonatal mas a exposição à esse risco foi bem baixa, tornando seu uso seguro na gravidez. Em nosso meio, o metoprolol é a droga de escolha.
A nifedipina (bloqueador de canal de cálcio) também é outro anti-hipertensivo seguro na gravidez sendo uma das primeiras opções de tratamento.
Os inibidores da ECA não devem ser usados na gravidez pois estão associados a disgenesia renal fetal e morte quando usados no segundo e terceiro trimestre.
Os diuréticos devem ser evitados no tratamento da hipertensão mas podem ser usados em situações de hipertensão volume-dependente.
Portanto, a resposta incorreta é o item D:
Inibidores da ECA
Postado por:
BRUNO FERRAZ DE OLIVEIRA GOMES
Médico rotina do Unidade Cardiointensiva do Hospital Barra D'Or
Ecocardiografista do Hospital Barra q
Diretor Administrativo do Departamento de Doença Coronária da SOCERJ
Intensivista no Hospital Federal Cardoso Fontes
Mestrando em Engenharia Biomédica na COPPE/UFRJ
Título de especialista em cardiologia e terapia intensiva