• Bruno Ferraz

Diabetes e risco cardiovascular


Antes de ler o comentário, responda a pergunta abaixo:

A diabetes mellitus (DM) aumenta significativamente o risco de doença aterosclerótica. Alguns fatores de risco clássicos para doença arterial coronariana (DAC) tem seu potencial de risco aumentado quando associados à DM, EXCETO:

a) HAS

b) Tabagismo

c) História familiar de DAC precoce

d) Hipercolesterolemia

e) Todos os fatores de risco tem seu potencial aumentado.

Resposta:

A maioria dos doentes portadores de diabetes irá morrer por doença cardiovascular. Apesar de uma redução na mortalidade global por doença cardiovascular no mundo, a incidência de diabetes, principalmente associado à obesidade, têm aumentado.

A DM aumenta significativamente o risco de doença aterosclerótica e é considerada fator de risco independente para doença arterial coronariana, doença arterial periférica, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. Nessa população devemos buscar metas mais arrojadas de controle lipídico e utilizar escores de estratificação de risco (Framinghan, UKPDS, score de risco global) para guiar a terapêutica.

A DM potencializa o risco de DAC em pacientes com história de HAS, tabagismo e hipercolesterolemia, contudo não interfere no risco relacionado à história familiar de DAC precoce.

Portanto, a resposta errada é a letra C: história familiar de DAC precoce


Postado por:


BRAULIO SANTOS RUA

Rotina da Unidade Cardiointensiva do Hospital Barra D'Or

Rotina da Unidade Cardiointensiva do Hospital Norte D'Or

Residência em Cardiologia e Clínica Médica

#diabetes #riscocardiovascular