Escore de Cálcio: quando usar

Antes de ler o comentário, responda à pergunta:

Em relação ao escore de cálcio nas artérias coronárias, identifique a assertiva CORRETA:

a) Deve ser utilizada com cautela em pacientes portadores de doença renal crônica, pelo risco de nefropatia por contraste.

b) É um excelente método para a estratificação de risco de pacientes com dor torácica na sala de emergência.

c) Não tem relação com alterações perfusionais na cintilografia miocárdica.

d) Deve ser utilizada para avaliação prognóstica de pacientes com alto risco cardiovascular.

e) É útil na avaliação de risco cardiovascular em pacientes com DM, mesmo que assintomáticos.

Identificar o paciente de maior risco cardiovascular entre os assintomáticos é sempre um desafio. Escores clínicos tem apenas sensibilidade e especificidade razoáveis nessa missão. Encontrar um fator que possa agregar ou reduzir risco nesses escores seria útil. Esse fator é o escore de cálcio.

A quantidade de cálcio nas artérias coronárias, avaliada pela tomografia (sem necessidade de contraste, ao contrário da angiotomografia de coronárias), carrega consigo importante avaliação prognóstica ao informar a presença e extensão da doença aterosclerótica.

Está relacionado com a ocorrência de eventos cardiovasculares futuros e com a presença de alterações de perfusão na cintilografia miocárdica. Contudo, tem valor limitado na sala de emergência para a avaliação de pacientes com dor torácica, por não identificar pacientes com placas não calcificadas.

Com isso, o escore de cálcio está indicado na avaliação de risco cardiovascular de pacientes com risco intermediário de doença arterial coronariana, mesmo que assintomáticos. Pacientes com alto risco cardiovascular não se beneficiariam por já ter indicação de metas mais agressivas de prevenção, independente do resultado do exame.

Portanto, a resposta correta é a letra E: É útil na avaliação de risco cardiovascular em pacientes com DM, mesmo que assintomáticos.

Postado por:

BRAULIO SANTOS RUA