• Bruno Ferraz

Doença de Chagas


Antes de ler o comentário, responda a pergunta abaixo:

É sabido que a Insuficiência Cardíaca (IC) tem como importante causa a doença de Chagas, patologia ainda endêmica no Brasil que só está atrás da malária e esquistossomose. A sua forma crônica é comum desenvolver cardiomiopatia dilatada e causa importante morbimortalidade na América Latina. Qual alternativa está incorreta?

A) A forma aguda da doença é autolimitada e com mortalidade inferior a 5% dos pacientes infectados

B) A cardiomiopatia chagásica crônica, tipicamente produz arritmias ventriculares, bloqueios intracardíacos, anormalidades contráteis regionais e IC, fenômenos tromboembólicos pulmonares e ou sistêmicos, e morte súbita.

C) A fase crônica aparece após um período de latência curto, havendo manifestações da doença de forma progressiva o que leva os pacientes ao óbito muitas vezes ainda jovens.

D) Cerca de 1/3 dos pacientes infectados, entre 10 a 30 anos de doença apresentam manifestações cardíacas ou digestivas.

E) A morte súbita arrítmica é a principal causa de óbito

Resposta:

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e tem como vetor o barbeiro. Dados nacionais mostram que aproximadamente 4 milhões de brasileiros convivem com esta doença.

A doença de Chagas possui duas fases: Aguda e Crônica. A fase aguda é de aproximadamente 4 a 8 semanas e é autolimitada com mortalidade de aproximadamente 5% dos pacientes infectados, sendo os casos fatais associados a miocardite, e a meningoencefalite. A fase crônica acontece após um longo período de latência (forma indeterminada), sem manifestações clínicas. A maior parte dos doentes apresenta manifestação seja cardíaca ou digestiva, entre 10 e 30 anos do quadro agudo inicial.A cardiomiopatia chagásica crônica, tipicamente produz arritmias ventriculares, bloqueios intracardíacos, anormalidades contráteis regionais e IC, fenômenos tromboembólicos pulmonares e ou sistêmicos, e morte súbita (principal causa de óbito). Os distúrbios de ritmo podem acontecer inclusive em pacientes sem disfunção cardíaca.

Portanto, a resposta errada é a letra C: A fase crônica aparece após um período de latência curto, havendo manifestações da doença de forma progressiva o que leva os pacientes ao óbito muitas vezes ainda jovens.


Postado por:


FERNANDA HENRIQUES PINTO

Rotina da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Albert Schweitzer

Plantonista Unidade Cardiointensiva do Hospital Barra D'Or

Pós-Graduação em Cardiologia - IECAC

#Chagas #insuficienciacardiaca

495 visualizações

Questões em Cardiologia Cursos LTDA

CNPJ: 35.622.540/0001-91

Todos direitos reservados