Cardiotoxicidade por antraciclinas: fatores de risco

Antes de ler o comentário, responda à questão:

São fatores de risco para cardiotoxicidade em pacientes oncológicos em uso de antraciclinas, exceto:

A) Sexo masculino

B) Extremos de idade

C) Disfunção renal

D) Dose cumulativa

E) Hipertensão arterial

Apesar dos avanços no tratamento do câncer, as doenças cardiovasculares ainda são os principais efeitos colaterais à essa terapia, que acabam levando à morbimortalidade prematura em sobreviventes ao câncer. Esses efeitos colaterais são relacionados à cardiotoxicidade e ao desenvolvimento acelerado de doenças cardiovasculares, principalmente nos doentes portadores de fatores de risco.

As antraciclinas são eficazes no tratamento de tumores sólidos e hematológicos. Dependendo da dosagem utilizada, a ocorrência de disfunção ventricular pode chegar a quase 50% dos casos.O mecanismo de cardiotoxicidade das antraciclinas não é bem conhecido. Acredita-se que está relacionada ao stress oxidativo que geraria radicais livres que lesam o cardiomiócito. A cardiotoxicidade pode ser aguda, precoce ou tardia. A maioria dos casos ocorre no primeiro ano e são assintomáticos. Se não houver um tratamento adequado nesta fase, a função ventricular evolui para um declínio contínuo.

Os principais fatores de risco para cardiotoxicidade em pacientes usando antraciclinas são:

- Dose cumulativa

- Sexo feminino

- Idade (<18 anos e >65 anos)

- Disfunção renal

- Radiação concomitante ou prévia envolvendo o coração

- Quimioterapia concomitante (agentes alquilantes ou antimicrotúbulos)

- Condições preexistentes (doenças cardíacas com sobrecarga ventricular, hipertensão arterial e fatores genéticos)

Portanto, a resposta errada é a letra A.: Sexo masculino