Me dá um atestado pra academia? Como fazer a avaliação cardiológica antes de iniciar atividades físi

Sobre a avaliação cardiológica indicada antes do início de atividades físicas, as afirmativas estão corretas, exceto:

A) Todos pacientes devem realizar um eletrocardiograma antes de iniciar atividades físicas

B) O teste ergométrico é útil mesmo em indivíduos assintomáticos, sem fatores de risco cardiovascular que irão iniciar atividade física como lazer de intensidade moderada já que pode identificar quadros isquêmicos pouco sintomáticos

C) O ecocardiograma está indicado em pacientes com bloqueio de ramo direito e QRS maior que 120ms

D) A repolarização precoce em atletas de alta performance não demanda investigação adicional

E) Pacientes com mais de 60 anos devem sempre fazer um teste funcional

A consulta cardiológica antes de início de qualquer atividade esportiva (competitiva ou não) é fundamental pois pode identificar situações de risco para morte súbita e doenças cardiovasculares.

A anamnese inicial visa identificar no histórico pregresso, tanto do paciente como dos familiares, cardiopatias congênitas ou hereditárias. Deve ser questionado quanto à presença de dor torácica, síncope, arritmias, distúrbios ósseos e uso prévio de medicamentos. O exame físico pode revelar sopro cardíaco, hipertensão arterial que elevam o risco de doenças cardiovasculares.

É recomendado a realização de bioquímica sanguínea que contemple hemograma completo, glicemia, eletrólitos, função renal, hepatograma e coagulograma em todos pacientes assim como o eletrocardiograma.

O teste ergométrico é uma excelente ferramenta para pacientes com relato de dor torácica, cansaço ou dispnéia de causa indefinida, assim como palpitações e arritmias, síncope e pré-síncope. Nesse exame serão avaliados: capacidade de exercício, alterações no segmento ST (buscando diagnóstico de isquemia coronariana), arritmias cardícas, além do comportamento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Não deve ser realizado em indivíduos assintomáticos e sem fatores de risco cardiovascular, quando irão realizar atividades como lazer.

Pacientes com ECG sugestivo de cardiomiopatia (alargamento atrial, desvio de eixo, aumento de voltagem, bloqueio de ramo com QRS maior que 120ms, ondas Q patológicas, prolongamento do QT, PR curto, bradicardia e bloqueios AV de qualquer grau) devem realizar ecocardiograma assim como em casos suspeitos de cardiopatia congênita.

Em atletas, algumas alterações eletrocardiográficas são consideradas adaptações fisiológicas e não demandam avaliação subsequente. São elas:

- Aumento da voltagem do QRS

- Bloqueio incompleto do ramo direito

- Repolarização precoce

- Padrão juvenil da onda T

- Bradicadia sinusal

- Arritmia sinusal

- Ritmo atrial ectópico

As alterações suspeitas ao ECG que devem ser investigadas em atletas são: Inversão de onda T, Depressão do segmento ST, Ondas Q patológicas, BRE completo, PR curto, QT prolongado, padrão de Brugada, pausas > 3 segundos, BAV de qualquer grau, taquiarritmia atrial e arritmias ventriculares.

Todos atletas competitivos devem fazer teste ergométrico na avaliação inicial em qualquer faixa etária, assim como os pacientes com idade acima de 60 anos devem fazer alguma avaliação funcional.

Portanto, a resposta errada é a letra B

2.448 visualizações0 comentário