Indicações de angiotomografia de coronárias

Todos pacientes abaixo têm indicação de realização de angiotomografia de coronárias, exceto:

A) Homem de 21 anos, dor torácica ventilatório-dependente, sem comorbidades prévias, marcadores de necrose miocárdica elevados

B) Mulher de 32 anos, cansaço aos pequenos esforços, cardiopatia reumática mitral com estenose grave, em pré-operatório de troca valvar mitral.

C) Mulher de 65 anos, diabética, dor torácica em repouso, ECG com alteração dinâmica, marcadores de necrose miocárdica normais

D) Homem de 45 anos, tabagista, dor torácica atípica, cintilografia miocárdica positiva para isquemia e teste ergométrico normal com 12 METs

E) Homem de 55 anos, infarto do miocárdio prévio com cirurgia de revascularização prévia, dor torácica aos grandes esforços, ECG sem alterações isquêmicas e marcadores normais (avaliação de enxertos).

A angiotomografia de coronárias é um exame não invasivo que utiliza radiação ionizante e contraste. Além da avaliação de obstruções coronarianas, oferece a informação do escore de cálcio que oferece informação do grau de cálcio acumulado na parede dos vasos coronarianos. Quanto maior o escore de cálcio, maior o risco de eventos cardiovasculares.

As principais indicações de angiotomografia estão listadas a seguir (Recomendações I e IIa):

- Avaliação de DAC crônica em pacientes sintomáticos com probabilidade intermediária de DAC

- Suspeita de DAC crônica e testes de isquemia prévios conflitantes ou inconclusivos

- Suspeita de SCA de risco baixo/intermediário, ECG sem alterações diagnósticas e marcadores de necrose negativos

- Avaliação de patência de enxertos vasculares em doentes com revascularização miocárdica prévia e probabilidade intermediária

- Avaliação pré-operatória de cirurgia cardíaca não coronariana em pacientes de risco baixo/moderado

- Opção ao cateterismo em doentes com síndrome de Kawasaki

- Opção ao cateterismo na diferenciação de cardiopatia isquêmica e não isquêmica

Portanto, a angiotomografia está contraindicada no doente do item C.

2.021 visualizações0 comentário