• Bruno Ferraz

Definição universal de infarto


De acordo com a última definição universal dos tipos de infarto agudo do miocárdio (IAM), elaborada em 2012, assinale a alternativa correta.

A) O IAM tipo 2 é o evento que ocorre espontaneamente, geralmente relacionado a uma complicação de uma placa aterosclerótica, como uma ruptura ou fissura.

B) O IAM tipo 1 é aquele relacionado à trombose de stent, confirmado por coronariografia ou necropsia.

C) O IAM tipo 5 está relacionado à cirurgia de revascularização miocárdica e a sua confirmação depende apenas da elevação da creatinofosfoquinase-MB acima de 10 vezes o limite superior da normalidade.

D) O IAM tipo 3 corresponde aos eventos que resultam em morte, geralmente de forma súbita, quando não é possível avaliar os marcadores de necrose miocárdica.

E) O IAM tipo 4 corresponde aos eventos que ocorrem após procedimentos percutâneos cadíacos, como a angioplastia coronariana, a ablação de taquiarritmias, a valvuloplastia por balão e o implante de válvulas aórticas.

Resposta:

Em 2012, várias sociedades se reuniram para estabelecer novos critérios na definição do IAM, principalmente pela introdução dos kits de troponina ultrassensível. 6 mudanças foram introduzidas:

(1) A injúria miocárdica pode ser detectada por kits de troponina ultrassensíveis.

(2) A injúria miocárdica reflete a agressão miocárdica que surge de eventos isquêmicos ou não-isquêmicos, não devendo toda elevação de troponina ser considerada infarto do miocárdio.

(3) O principal biomarcador é a troponina ultrassensível, definida como um aumento acima do percentil 99.

(4) O IAM foi classificado em 5 subtipos a saber:

(4.1) Tipo 1: espontâneo, relacionado à aterosclerose.

(4.2) Tipo 2: Desequilíbrio oferta/demanda (anemia, espasmo...).

(4.3) Tipo 3: Morte súbita com alterações eletrocardiográficas sugestivas sem biomarcadores disponíveis.

(4.4) Tipo 4: Subdividido em tipo 4a (injúria relacionada à angioplastia - elevação 5x o limite superior) e 4b (trombose de stent).

(4.5) Tipo 5: Relacionado à revascularização do miocárdio - elevação 10x o limite superior com surgimento de novas ondas Q ou oclusão documentada.

(5) Ressonância magnética pode ajudar no diagnóstico diferencial de doença isquêmica e outras cardiopatias

(6) Uma definição universal e consistente permite abordagem padronizada para interpretação de desfechos em estudos clínicos.

Portanto, a resposta é a letra D.


#definiçãouniversaldeinfarto

Questões em Cardiologia Cursos LTDA

CNPJ: 35.622.540/0001-91

Todos direitos reservados