Estenose Aórtica

A respeito da função e hemodinâmica do ventrículo esquerdo em pacientes com estenose aórtica moderada ou grave, podemos dizer, exceto:

A) O débito cardíaco em repouso é normal

B) A pressão diastólica final é elevada

C) Há aumento do volume diastólico final

D) Aumento da onda a na curva de pressão atrial

E) Débito sistólico normal

A estenose aórtica consiste no acometimento valvar aórtico com obstrução do fluxo sistólico. Dentre as causas mais comuns, citamos: degenerativa (em idosos) e valva aórtica bicúspide (mais jovens). Inicialmente permanece assintomática por vários anos, onde o coração vai se adaptando às condições de obstrução de fluxo até o momento do surgimento de sintomas. A partir do desenvolvimento de sintomas, a mortalidade aumenta bastante podendo chegar a 50% no segundo ano.

Os mecanismos compensatórios consistem em: o débito sistólico é mantido pelo desenvolvimento de hipertrofia ventricular esquerda. Isto permite que o coração sustentar uma grande diferença de pressão através da válvula aórtica, sem redução do débito cardíaco, dilatação ou até mesmo sintomas. A compensação também está relacionada à hipertrofia atrial esquerda; a contração atrial mais forte ajuda a manter enchimento do ventriculo esquerdo apropriado. Isto é expresso pelo desenvolvimento de um grande onda a na curva de pressão do átrio esquerdo e uma pressão diastólica final do VE elevada. Este último também é aumentada pela redução da complacência diastólica do VE, devido à hipertrofia ventricular. No entanto, somente no paciente com disfunção contrátil do VE nos quais a dilatação e aumento de volume diastólico final do VE ocorrem.

Portanto, a resposta é a letra C.