Paciente masculino , 35 anos, sem comorbidades, contactante de tuberculose (esposa com TB pulmonar recente), iniciou quadro de febre associada e sudorese noturna há 3 semanas. Teve dispnéia iniciada há 1 semana e com piora evolutiva. Atualmente tem dispneia em repouso. Ao exame: PA:100x60mmHg FC:120bpm FR:24 bpm. AR: Murmúrio audível com crepitações em bases. Ritmo cardíaco regular com TJP 45º que mais fica nítida à inspiração. Restante do exame sem alterações. Radiografia de tórax: Calcificação difusa circundando a área cardíaca. Baseado na anamnese, exame físico e radiografia cite a hipótese diagnóstica e o nome do sinal descrito no exame físico é:
A) Tamponamento Cardíaco e Sinal de McConnel
B) Pericardite Aguda e Sinal de Gallavardain
C) Pericardite Constrictiva e Sinal de Kussmaul
D) Miocardite e Sinal de Stoke Adams
E) Miopericardite e Sinal de Levine
RESPOSTA:
A pericardite constrictiva é causada por inflamação do pericárdio associada a espessamento e/ ou calcificação no pericárdio. Entre as principais causas estão as idiopáticas, virais, pós-operatório de cirurgia cardíaca e radioterapia. A tuberculose ainda é uma causa significativa nos países subdesenvolvidos, inclusive o Brasil. Pode haver um período longo entre a agressão do pericárdio e início dos sintomas. Sintomas de insuficiência ventricular direita são predominantes devido ao aumento da pressão venosa central. (Congestão venosa periférica, Turgência Jugular e Ascite).
Critérios diagnósticos:
- Pressão venosa jugular aumentada com Onda X elevada e depressão Y profunda .
- Sinal de Kussmaul.
- Batimento pericárdico.
- Espessamento pericárdico em exame de imagem.
O sinal de Kussmaul aparece quando a turgência jugular aumenta após a inspiração. Normalmente acontece o contrário porque a inspiração aumenta o retorno venoso e reduz a turgência jugular. Este sinal aparece na pericardite constrictiva, tamponamento cardíaco ou DPOC. Portanto, a resposta é o item C: Pericardite Constrictiva e Sinal de Kussmaul
Comentário por:
Henrique Thadeu Periard Mussi
Titulo de especialista em Cardiologia SBC
Professor substituto de Cardiologia UFRJ 2014-2016.
Mestrando em Ciências Médicas pela UERJ
Médico da unidade cardio-intensiva dos Hospitais Barra D'or e Samaritano Botafogo