• Bruno Ferraz

Posição típica da pericardite


Paciente feminina, 30 anos, teve diagnóstico de gastroenterite viral aguda há 5 dias, apresentou início de febre associada a dor torácica. Procurou a emergência e seu exame clínico apresentava atrito pericárdico. Teve diagnóstico clínico de Pericardite Aguda; A dor torácica só melhorava com a paciente em decúbito ventral abraçada ao travesseiro. Qual é o nome desta posição antálgica?

A)Posição Blechman

B)Posição Cheyne Stokes

C)Posição Wenckebach

D)Posição Stoke –Adams

E)Posição Gallavardain

RESPOSTA:

A posição de Blechman ou do paciente abraçado ao travesseiro é a posição antálgica da pericardite aguda. Classicamente os pacientes mantinham estas posições para evitar a dor torácica ventilatório dependente. Também há a descrição da posição de prece maometana para redução da dor na pericardite aguda.

Cheyne Stokes – é o ritmo respiratório que aparece na insuficiência cardíaca avançada. Intercala a taquipnéia com apnéia. Logo após a apnéia a frequência respiratória acelera até atingir a Taquipnéia.

Wenckebach – é o nome bloqueio atrio-ventricular de segundo grau Mobitz, que surge com prolongamentos progressivos de intervalo PR até o bloqueio completo. Corresponde clinicamente a uma Bradiarritmia ou Bloqueio Átrio ventricular (BAV).

Stoke-Adams é o nome da síncope cardiogênica. Normalmente esta síncope está ligada a bradiarritmias.

Gallavardain é o conhecido fenômeno de Gallavardain descrito na estenose aórtica grave que apresenta irradiação do sopro sistólico em foco aórtico para um sopro sistólico mais agudo audível no foco mitral.

Portanto, a resposta correta é o item A: Posição Blechman


Comentário por:


Henrique Thadeu Periard Mussi

Titulo de especialista em Cardiologia SBC

Professor substituto de Cardiologia UFRJ 2014-2016.

Mestrando em Ciências Médicas pela UERJ

Médico da unidade cardio-intensiva dos Hospitais Barra D'or e Samaritano Botafogo

#pericardite