top of page

Estenose Mitral: critérios de gravidade ao exame físico


Qual dos itens abaixo são considerados critérios de gravidade para Estenose Mitral ?

  1. Sopro circular de Miguel Couto e ictus de VE globoso

  2. Onda A proeminente no pulso venoso e P2 hiperfonética

  3. Estalido de abertura e hiperfonese de B1

  4. Hipofonese de B1 e desaparecimeno do estalido de abertura.

  5. Area de rubor malar violácea e pulso arterial do tipo bisferiens

 

RESPOSTA:

Estenose mitral é doença valvular onde ocorre o estreitamento do orifício da válvula mitral. A causa mais comum é a Febre Reumática e, em 2/3 das vezes ocorre no sexo feminino.

A Estenose Mitral tem como característica aumento atrial importante e presença de ventrículo esquerdo de tamanho normal. Com isso, visualizamos aumento atrial esquerdo e ictus de VE normal. É muito comum a presença de arritmia atrial, sendo a fibrilação atrial muito frequente nesses pacientes.

O sopro característico é mesodiastólico com reforço telediastólico (ou pré-sistólico), iniciando-se na fase de enchimento rápido, reduzindo na fase de enchimento lento e tendo um reforço no final da diástole. O sopro é precedido de um som de abertura da válvula mitral enrijecida, o estalido. Devido a presença do gradiente atrio-ventricular, a fase ativa da diástole será fundamental para o esvaziamento atrial. Sendo assim, haverá aumento da fase de contração atrial no final da diástole e, consequentemente, onda A proeminente no pulso venoso.

O sopro de Miguel Couto está presente na insuficiência mitral crônica, com característica de irradiação em faixa para dorso e axila.

Pulso bisferiens ou pulso em martelo d'agua é caracterstico pela presença de pulso amplo, com dois componentes perceptíveis, caracteristico da insuficiencia aórtica.

Enrijecimento progressivo valvular e calcificação levará a hipofonese de B1 e desaparecimento do do estalido de abertura, que são alguns dos critérios de gravidade de estenose mitral (item 4 correto). Outros critérios de gravidade estão presentes na figura.


Postado por:


EDUARDO DE BARROS MANHÃES

Plantonista da Unidade Coronariana do Hospital Barra D'Or

Título de especialista em Cardiologia e Hemodinâmica

1.308 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page